sexta-feira, 18 de março de 2016

Crise no Brasil: Polémica - Juiz que suspendeu posse de Lula foi às manifestações do impeachment

A imprensa brasileira divulgou que o juiz federal Iagiba Catta Preta Neto que suspendeu o despacho de nomeação de Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil participou em várias manifestações pelo impeachment da presidente Dilma Roussef e divulgava propaganda contra o governo na sua página pessoal do Facebook.

Num blogue do site Revista Forum afirma-se que esse mesmo magistrado da 4ª Vara Federal já justificou anteriores sentenças suas, comparando o governo brasileiro ao Leviatã de Hobbes.   Por seu lado, o governo brasileiro contestou a sentença desse juiz, afirmando que iria recorrer para a instância competente. O advogado-geral da União (governo), José Eduardo Cardozo, informou que o governo federal irá recorrer ainda nesta quinta-feira da decisão que suspendeu a posse. Segundo ele a iniciativa não tem amparo legal, porque outro magistrado já estaria cuidando do processo. “Estamos tomando o conhecimento da situação para poder recorrer ainda hoje”, disse o ministro à “Folha de São Paulo”. Considerado um dos maiores aliados do ex-presidente petista, o ex-chefe de gabinete da Presidência da República Gilberto Carvalho disse acreditar que a decisão “será derrubada” e afirmou que os adversários do governo federal precisam “parar de querer dar golpes”. Segundo ele, quem definirá a validade da posse de Lula não será um “juiz de uma vara”, mas o STF (Supremo Tribunal Federal).
“Nós teremos uma batalha longa para garantir que o Lula possa governar junto com a presidente Dilma Rousseff”, disse. “Essas reações eram mais do que esperadas e só confirmam o acerto da nossa posição”, acrescentou (Jornal I)

Sem comentários:

Enviar um comentário