quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O penálti “à Cruyff” de Messi e outros golos loucos

O Barcelona goleou na noite deste domingo o Celta de Vigo por 6-1. Luis Suárez fez um hat-trick com muita ajuda de mais uma grande exibição de Lionel Messi. Quando os catalães já venciam por 3-1, o argentino sofreu uma falta dentro da grande área. Penálti, portanto. E aqui a dupla Messi e Suárez decidiu recriar uma jogada popularizada pela estrela do futebol mundial Johan Cruyff. Em vez de rematar diretamente à baliza, o argentino deu um ligeiro toque para a direita, deixando ao avançado uruguaio a oportunidade de marcar perante a desorientação do guarda-redes. Apesar de incomum e curiosa, esta jogada não é original. Isto porque Cruyff, que também jogou e treinou o Barcelona, na altura em que jogava no Ajax de Amesterdão surpreendeu o mundo do futebol, em 1982, quando marcou uma grande penalidade desta maneira:
Para se encontrar o primeiro registo de um penálti marcado indiretamente há que recuar a 1957, e mais concretamente a um jogo entre a Bélgica e a Islândia a contar para a fase de qualificação para o Mundial de 1958:
Como se verificou este domingo, os imitadores não pararam de surgir. Mas nem sempre a combinação correu bem. Que o digam Robert Pires e Thierry Henry, na altura em que jogavam no Arsenal de Londres:
A jogada popularizou-se de tal maneira que os exemplos espalham-se ao Japão e à Coreia, passando pela Dinamarca:
***
(Observador)

Sem comentários:

Enviar um comentário