quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

E as pessoas mais noticiadas em 2015 foram...

Pedro Passos Coelho foi a pessoa que mais vezes foi referida em notícias portuguesas em 2015. Em segundo lugar no top das referências está o actual primeiro Ministro António Costa e o presidente da República Aníbal Cavaco Silva. Segundo a Cision, que elaborou o estudo, o ex-primeiro Ministro José Sócrates e o treinador de futebol Jorge Jesus completam o Top 5. Passos Coelho foi referido 135.651 vezes. António Costa surge em 101.958 notícias, Aníbal Cavaco Silva é referido 81.138 vezes e José Sócrates 53.032.
O treinador de futebol Jorge Jesus fecha o Top 5, com 47.541 referências. O facto de ter trocado o Benfica pelo Sporting foi a polémica que justificou o número de notícias.
A análise da Cision é feita através de um algoritmo e análise textual, sendo que a lista de personalidades é depois sujeita a uma pesquisa para se chegar ao número final de referências que cada uma delas obteve nos órgãos de comunicação social. Foram analisados mais de cinco milhões de notícias em televisão, rádio, online e imprensa.
De volta ao ranking, na sexta posição surge o ex vice-primeiro-ministro Paulo Portas e na sétima Cristiano Ronaldo. Na lista das personalidades estrangeiras, Alex Tsipras, primeiro Ministro grego, foi a figura não portuguesa que mais marcou a agenda mediática portuguesa, tendo sido o oitavo nome mais falado, com 32.775 referências. E apesar de Yanis Varoufakis, ex-ministro das Finanças helénico, ter sido referido 14.697 vezes, o segundo estrangeiro mais noticiado é espanhol: Julen Lopetegui, ex-treinador do Futebol Clube do Porto, com 32.358 referências. Marcelo Rebelo de Sousa também foi bastante referido em notícias: 15.801 vezes (Económico)

Sem comentários:

Enviar um comentário