sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Portugueses menos pessimistas que em 2015


Entre 68 países onde a Win Gallup International realizou a sua sondagem anual, Portugal é o 31º com maior índice de expectativa relativamente ao ano 2016, subindo 14 lugares face a idêntica sondagem do ano anterior. "Em sua opinião, 2016 será um ano melhor, igual ou pior que 2015?" Esta foi a pergunta que a Win Gallup International, network internacional à qual a Marktest se encontra associada, colocou aos habitantes de 68 países do mundo. 54% dos inquiridos a nível global estão otimistas relativamente a este novo ano, 24% pensam que ele será igual ao anterior e 16% estão pessimistas, havendo ainda 6% que não sabe ou não responde à questão. Considerando o índice de expectativa, que valoriza em 100% as respostas "melhor", em 50% as respostas "igual" e em 0% as respostas "pior", o índice global é de 66%, revelando assim um otimismo a nível global.
Mas estes resultados têm diferenças muito significativas entre os vários países em análise. Se no Bangladesh este índice atinge 87% (com 81% e 82% dos inquiridos neste país a acreditarem que este ano será melhor que o anterior), já em Itália este índice é de 29% (com 52% dos inquiridos a considerar que o ano será pior que o precedente).

Portugal está entre os 31 países mais otimistas, com um índice de 55%. Entre nós, 34% dos entrevistados considera que 2016 será melhor que 2015, 41% espera que seja igual e 22% entende que será pior. Este índice está representado no mapa seguinte, onde vemos toda a Europa "pintada" em tons mais pálidos, revelando menor otimismo, ao contrário de alguns países orientais e da América do Norte, mais otimistas. Em termos de continentes, o índice varia entre os 46% registados na Europa Ocidental e os 75% no Leste da Ásia e Oceânia. Relativamente à sondagem que a mesma entidade conduziu há um ano sobre o mesmo tema, vemos que Portugal subiu 14 lugares no ranking do índice de expectativa, passando de uma situação de pessimismo moderado, com um índice de 48%, para uma situação de otimismo moderado, com um índice de 55%. O estudo da Win Gallup foi realizado entre Setembro e Dezembro de 2015, junto de uma amostra de 66 040 entrevistados, residentes em 68 países de todas as regiões do Mundo. Em Portugal, a Marktest foi a responsável pela recolha de informação, que consistiu num estudo online junto de uma amostra de 1000 indivíduos com 18 e mais anos. A Marktest é associada da WIN-Gallup International desde o início de 2012. A rede Worldwide Independent Network/Gallup International Association (WIN/GIA) é composta pelas 67 maiores empresas independentes de estudos e mercado e sondagens de opinião a nível global, que em conjunto representam mais de 600 milhões de USD em receitas e 89% do mercado mundial. A Marktest foi a empresa portuguesa seleccionada para fazer parte desta rede, estando a partir de agora apetrechada com ferramentas que nos permitem responder de forma ainda mais integrada às necessidades dos nossos clientes (Marktest.com, Janeiro de 2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário