domingo, 10 de abril de 2016

Homens preferem corrida; mulheres, aeróbica/ginástica

O Dia Internacional do Desporto para o desenvolvimento e a paz, que se assinala no próximo dia 6 de Abril, sugere uma análise sobre os praticantes de desporto no país. O estudo TGI da Marktest mostra que as preferências dos homens e das mulheres são muito diferentes. Em 2015, o estudo TGI da Marktest contabiliza 1496 mil indivíduos que referem ter praticado corrida nos últimos 12 meses, um número que representa 17.5% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. Um número próximo, de 1476 mil indivíduos, refere ter praticado aeróbica/ginástica no mesmo período de referência, o que equivale a 17.2% do universo em análise.

Sendo as modalidades mais comuns entre os portugueses, elas apresentam no entanto diferenças muito relevantes entre os dois sexos, sendo a corrida a preferida dos homens (22.6% deles diz praticá-la) e a aeróbica/ginástica a preferida das mulheres (22.8% das mulheres pratica). Ambas as atividades desportivas mostram ainda um perfil bastante jovem, com os indivíduos dos 15 aos 24 anos a referir praticá-las numa taxa bastante superior à média. Tal constatação é especialmente relevante no caso da corrida, prática comum a 40.9% dos jovens daquela faixa etária (mais de duas vezes acima do valor médio). Futebol, natação e ciclismo estão também entre os desportos que mais portugueses referem ter praticado nos últimos 12 meses. Os dados e análises apresentadas fazem parte do estudo TGI, propriedade intelectual da Kantar Media, e do qual a Marktest detém a licença de exploração em Portugal, é um estudo único que num mesmo momento recolhe informação para 17 grandes sectores de mercado, 280 categorias de produtos e serviços e mais de 3000 marcas proporcionando assim um conhecimento aprofundado sobre os portugueses e face aos seus consumos, marcas, hobbies, Lifestyle e consumo de meios. Presente em mais de 60 países nos 5 Continentes, o TGI poderá ainda caracterizar mercados internacionais com vista ao conhecimento dos consumidores além fronteiras (Marktest.com, Abril de 2016)

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