quinta-feira, 14 de julho de 2016

Um em cada cinco portugueses reside nestes oito concelhos

Comemorou-se ontem, dia 11 de Julho, o Dia Mundial da População. Nos últimos 35 anos, Albufeira e Sesimbra duplicaram de população enquanto Alcoutim, Montalegre e Vimioso baixaram para metade. Hoje, um em cada cinco portugueses reside em 8 dos 308 concelhos do país. A ONU assinala o dia 11 de Julho como o Dia Mundial da População, motivo para uma análise do que tem sido a evolução da população portuguesa nos últimos anos. Os dados do INE, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, mostram que, em 2015, residem em território nacional um total de 10 341 330 indivíduos.

Este número corresponde a um acréscimo de mais de meio milhão de indivíduos relativamente ao contabilizado no Recenseamento de 1980. Nestes últimos 35 anos a população cresceu 5.3%, mas essa evolução não foi homogénea em todo o território. Em Albufeira e em Sesimbra a população mais do que duplicou neste período, enquanto os concelhos de Sintra e Seixal foram os que registram um maior acréscimo populacional em termos absolutos (mais 156 mil e mais 76 mil habitantes, respetivamente). No extremo oposto, Lisboa e Porto foram os concelhos que mais população perderam (303 mil e 112 mil residentes, respetivamente), enquanto em Alcoutim, Montalegre e Vimioso a população residente é hoje metade do observado há 35 anos.
Hoje, assistimos a um país cada vez mais heterogéneo, com os concelhos do litoral a atrair a maioria da população, contrariamente ao interior, cada vez mais desertificado e envelhecido. Cerca de 21% da população reside hoje em apenas oitos dos 308 concelhos do país: Lisboa, Sintra, Vila Nova de Gaia, Porto, Cascais, Loures, Braga e Amadora. No total, residem nestes concelhos 2,2 milhões de indivíduos. Esta análise foi realizada com base em informação disponível na aplicação Municípios Online (Marktest.com, Julho de 2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário