O mercado
publicitário em Portugal deverá fechar 2015 em recuperação. Ainda assim, o
crescimento não deverá ultrapassar os 4%, ficando aquém dos 8% projetados por
várias agências de meios no início do ano. Desta forma, as marcas deverão
investir, até ao final de 2015, mais de 500 milhões de euros no mercado
nacional. Ao CM, Manuel Falcão, diretor-geral da Nova Expressão, diz que o
mercado está "muito parado" e, portanto, deverá crescer apenas 2 a 3
por cento face ao ano anterior. Sem querer avançar previsões para 2016, defende
que o crescimento deverá ser idêntico ao de este ano, apesar de o próximo ser
marcado por eventos como o Euro 2016 e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro,
Brasil. Uma opinião partilhada por Alberto Rui Pereira, da Initiative, que
considera que "as perspetivas económicas, do PIB e do consumo
privado", que apontam apenas para um "ligeiro crescimento", não
fazem antever um ano muito diferente de 2015. Quanto a este ano, Alberto Rui
Pereira afirma que o crescimento deverá ser "modesto", entre 2% e 4%,
muito por culpa do "arrefecimento" verificado nos últimos meses do
ano. Recorde-se que, de acordo com a Mediamonitor, do grupo Marktest, os 20
maiores anunciantes em Portugal são responsáveis por mais de 50% do bolo
publicitário mensal, a preços de tabela (Correio da Manhã)
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