As conclusões do Banco de Portugal estão na análise do sistema bancário relativo ao terceiro trimestre deste ano. Os dados são referentes ao período anterior à resolução do Banif. O crédito malparado está a aumentar. O Banco de Portugal alerta para a perda de valor dos activos dos bancos. Na avaliação do sistema bancário português, referente ao terceiro trimestre do ano, divulgada esta segunda-feira, o regulador justifica esta redução com a quebra do crédito a clientes.
Os activos tiveram uma depreciação de 2,3% entre Junho e Setembro de 2015, em relação ao mesmo período do ano passado.
Estes dados foram recolhidos até 1 de Dezembro, ou seja, são anteriores à resolução do Banif e posterior venda do banco ao Santander.
O crédito em risco dos bancos aumentou para 12,9%. Um crescimento ligeiro em termos comparativos com o mesmo período do ano passado, mas que se comparado com 2010 vale já mais 7 pontos percentuais.
As empresas não financeiras são quem mais contribui para o malparado. Em relação aos depósitos dos portugueses mantêm-se resilientes. Ainda assim no terceiro trimestre deste ano, a rentabilidade do sistema bancário registou valores positivos. Em termos homólogos, a melhoria dos resultados resultou essencialmente da redução do fluxo de imparidades e provisões (Renascença)
Sem comentários:
Enviar um comentário