sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Deixou a NBC News por amor mas foi enganada por cirurgião

Benita Alexander tinha encontrado o príncipe perfeito: rico e famoso, o médico italiano pediu-a em casamento e prometeu que seria o Papa a casá-los. Afinal, era casado e pobre
"Não é como se eu o tivesse conhecido num bar", diria Benita Alexander à Vanity Fair, já depois de descobrir que tinha vivido uma ilusão durante três anos. Afinal, foi como produtora de um documentário para o programa da NBC News, de Meredith Vieira - a jornalista norte-americana com raízes portuguesas - que conheceu o cirurgião Paolo Macchiarini. O filme biográfico era sobre o médico italiano, pioneiro numa técnica inovadora em implantes de traqueia. Era descrito como um "deus da ciência", mas esse termo não lhe chegava. Então, inventou uma nova vida: que era rico e médico pessoal do Papa Francisco, mas também de Barack Obama.
Conseguiu que Benita - uma produtora de televisão experiente de 49 anos - acreditasse no conto de fadas. Afinal, Paolo era casado com a mesma mulher há 30 anos, tinha dois filhos e vivia numa casa modesta em Barcelona.
A produtora tinha deixado o seu trabalho na NBC News porque cometera um erro de principiante: apaixonara-se pelo protagonista de uma reportagem. Ficou sem namorado e futuro marido, mas o documentário sobre Macchiarini haveria de ser nomeado para um Emmy. O amor é agridoce.
Benita estava a trabalhar na produção do documentário de Paolo, na altura com 57 anos, cujo foco eram os transplantes de órgãos sintéticos. O trabalho exigia meses e meses de entrevistas ao cirurgião - entre 2013 e 2014 - e foi durante esse período que Benita se apaixonou pelo italiano. Nunca revelou à NBC que mantinha uma relação amorosa com o entrevistado. "Eu sabia que estava a ultrapassar um limite no trabalho, mas tomei uma decisão, em consciência, de que não iria contar." Acabaria por fazê-lo, depois de o documentário ter sido exibido e um dia antes de o seu castelo de cartas desmoronar.
A 13 de maio pediu a demissão da NBC News e no dia seguinte recebeu um email que falava sobre a visita do Papa Francisco, em julho, à África do Sul. Foi nesse momento que descobriu o engodo: Paolo tinha-lhe prometido que seria o Papa a conduzir a cerimónia religiosa. Mas o Papa já tinha uma agenda marcada - e pública - para a mesma altura. O noivo perfeito, afinal, mentira.
Nada do que o italiano lhe dissera era verdade: não conhecia Barack Obama nem Michelle, Elton Jonh nunca seria um dos convidados da boda e o tenor Andrea Bocelli - que Paolo dissera que iria cantar no casamento - nunca tinha ouvido falar do médico.
Como é que Benita pudera acreditar nas palavras de Macchiarini? Ela mesma explicou à Vanity Fair: "Ele era um cirurgião reconhecido em todo o mundo. A ideia de que estaria a inventar tudo era surreal."
Paolo pedira Benita em casamento no dia de Natal do ano 2013, depois de a ter apresentado à mãe, que vivia em Barcelona, a poucos metros da casa onde Paolo reside com a legítima mulher e os seus dois filhos. O pedido de casamento foi feito depois de um namoro glamoroso: o casal viajou para as Bahamas, Turquia, México, Grécia e Itália. Ficou hospedado nos melhores hotéis, jantou em restaurantes de estrelas Michelin. Tudo pago pelo cirurgião. "Ele era incrivelmente generoso", contou a ex-produtora da NBC News.
Paolo foi tão longe na fábula, que convenceu Benita que era o médico pessoal do Papa Francisco e do presidente Obama, mas que também já tinha operado Bill e Hilary Clinton e até o imperador japonês Akihito. Benita endereçou convites de casamento aos "amigos" do noivo: o presidente russo Vladimir Putin e o presidente francês Nicolas Sarkozy, bem como Kofi Annan ou artistas como Russell Crowe, Elton John, John Legend e Kenny Rogers. Ao descobrir a mentira, enviou um e-mail a Paolo onde perguntava: "O que é que se passa de errado contigo?" Depois de ter cancelado o casamento, Benita e duas amigas foram a Espanha. A ex-namorada de Paolo não saiu do carro, mas viu as duas amigas tocarem à campainha de uma casa modesta. Uma mulher e duas crianças - os filhos do cirurgião - vieram à porta. Depois chamaram Paolo, que "parecia apanhado em flagrante, como um miúdo". A sua vida real era aquela. Benita conhecera apenas uma farsa (DN-Lisboa)

Sem comentários:

Enviar um comentário