terça-feira, 17 de maio de 2016

Cinco concelhos representam um quinto do poder de compra




Lisboa, Porto, Sintra, Vila Nova de Gaia e Cascais. Nestes cinco concelhos concentra-se um quinto do poder de compra do Continente, segundo os dados disponíveis na aplicação Sales Index da Marktest. Criado pela primeira vez em 1992, o índice Sales Index permite acompanhar anualmente como se caracterizam os concelhos do Continente em relação aos indicadores de poder de compra regional. A edição de 2016 deste índice mostra-nos, como habitualmente, um país assimétrico, com um elevado peso de um conjunto muito restrito de concelhos.
Este índice, que totaliza 1000 no conjunto dos 278 concelhos do Continente, apresenta um valor máximo em Lisboa (94.79‰). Porto é o segundo concelho com maior poder de compra, seguido de Sintra, Vila Nova de Gaia e Cascais. Estes cinco concelhos, que ocupam uma área inferior a 1% do território do Continente, são responsáveis por mais de um quinto (21.4%) do seu poder de compra.
Alargando esta análise, vemos que metade do poder de compra do Continente se concentra em 26 concelhos, sobretudo localizados no Litoral tal como o mapa identifica.
Estes 26 concelhos representam apenas 6% da área total do Continente mas concentram 45% da sua população residente, 26% do parque habitacional, 45% das dependências bancárias, 50% da atividade do Multibanco, 44% dos estabelecimentos comerciais, 59% das vendas de automóveis, 56% do consumo de eletricidade ou 70% dos médicos. O índice de poder de compra regional (ou sales index) é um índice expresso em permilagem que permite comparar os concelhos entre si e analisar a contribuição de cada um para um total de 1000, que corresponde à soma dos 278 concelhos do Continente.
É calculado com base em informação indicadora do potencial de rendimento e consumo de cada concelho, nomeadamente a população residente, as receitas fiscais, as vendas de automóveis, os consumos de electricidade, as dependências bancárias e os estabelecimentos comerciais. Este índice é calculado pela Marktest desde 1992 e constitui uma referência na aplicação para o Geomarketing Sales Index , que a Marktest desenvolve desde então (Marktest.com, Maio de 2016)

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