Tudo começou como, nos
dias de hoje, qualquer outra história inexplicavelmente viral: com um post numa
rede social. Mais concretamente um tweet, divulgado pelo jornalista do The New
York Times Michael Barbaro. À imagem, um instantâneo do senador Marco Rubio a
entrar para o seu autocarro de campanha, em New Hampshire, Barbaro juntou-lhe o
seguinte comentário: "Marco Rubio is rocking some seriously fashionable
black boots today in New Hampshire (algo como "Marco Rubio está a usar
hoje umas botas pretas verdadeiramente estilosas").
Bastaram algumas horas
para que a imagem daquele que é um dos 12 candidatos do partido republicano às
presidenciais deste ano se tornasse o assunto do dia... não só nas redes
sociais, mas também nos chamados media tradicionais.
E nem os rivais de Rubio
resistiram a fazer piadas (algumas de gosto duvidoso) com o facto do senador de
44 anos (que mede cerca de 1,70m) ter usado umas botas com um salto de cerca de
cinco centímetros. Rick Tyler, diretor de comunicação da campanha de Ted Cruz,
escreveu, com sarcasmo, no Twitter: "Um voto em Marco Rubio é um voto em
botinhas masculinas de salto alto".
Já Rand Paul aproveitou a
sua participação no talk show The View, do canal ABC, para, no camarim da
apresentadora Whoopi Goldberg, gravar um vídeo, dizendo: "Estou aqui no
gabinete de Whoopi Goldberg a tentar escolher uns sapatos. Vimos que Rubio tem
umas botas novas giras e não queremos ficar para trás", explicou o senador
do estado do Kentucky, enquanto segurava um sapato dourado na mão.
Carly Fiorina optou pelo
contra-ataque, divulgando no Twitter uma imagem das suas próprias botas de salto
alto, com o seguinte comentário: "Sim, Marco Rubio, mas será que consegues
usar estas?". Até Jeb Bush, habitualmente mais contido neste tipo de
situações, comentou o caso, dizendo que tinha trocado as suas botas de cowboy
por uns sapatos, e que estes "não eram de salto alto".
Nos programas de
comentário político, a "análise" às infames botas de Rubio
continuaram, num tom jocoso. "Estas botas parecem saídas de um filme do
Austin Powers! São shagalicious!", disse Joe Scarborough, apresentador do
programa Morning Joe, na MSNBC. O site The Cut, da New York Magazine, comparou
o estilo de Rubio ao de Harry Styles, membro da boyband britânica One
Direction, e o Daily Mail escreveu que a escolha do calçado do senador era
semelhante à de Nicolas Sarkozy (uma vez que ambos são mais ou menos da mesma
altura).
Depois de vários artigos
especulativos em torno da marca e do preço do calçado de Marco Rubio (a revista
Vanity Fair elaborou uma peça onde elencava várias opções, das mais baratas às
mais caras, que se encaixavam nas características do calçado usado pelo senador
da Florida), o gabinete de comunicação da campanha do candidato presidencial
confirmou ao site Politico que o par de sapatos é da marca Florsheim (fundada
em Chicago em 1892) e que custa cerca de 100 dólares (aproximadamente 92
euros). Este é o (aparente) fim daquele que poderia ser apelidado de
"bootgate" (DN-Lisboa)
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