A Airbus patenteou uma cabina modular extraível com potencial para alterar a rotina das viagens aéreas. A ser trazida à realidade – o que desde logo obriga a alterações nos aeroportos – a nova solução integra a cabina num bloco único e extrai-o para uma 'gare' própria, explica o 'site' Business Insider, evitando as filas através da escada, ou de uma manga, que dão acesso ao interior do avião.
O cerne deste modelo é a optimização do tempo. Os passageiros gastam-no menos e, importante para os clientes directos da fabricante de aviões francesa, a companhia aérea também. Sendo que, no caso das companhias, cada minuto com o avião estacionado tem um custo não negligenciável. No caso de um destes aviões da Airbus, assim que aterre poderá ser retirada a cabina (incluindo a divisão de carga) e colocada uma nova, já devidamente pronta com passageiros e bagagens para seguir nova viagem.
De acordo com a revista Wired, a Airbus apresentou o pedido de patente nos EUA, à "United States Patent and Trademark Office" (USPTO), em Fevereiro de 2013 e este foi aprovado há dias. “Os passageiros poderão estar sentados previamente nos módulos de cabina antes até do avião aterrar, prontos para a integração na aeronave, poupando tempo e tornando um conceito muito mais simples”, escreveu a Airbus no formulário de patente, segundo indica a revista.
Por mais próxima de ‘ovo de Colombo’ que a ideia pareça, esta até já foi explorada anteriormente, mas no programa de televisão infanto-juvenil Thunderbirds. Para chegar à realidade será necessário, para lá da construção destes aviões especiais da Airbus, a adaptação dos aeroportos, pelo que, ao contrário do conceito da empresa francesa, neste caso é mesmo necessário esperar até um dia vivermos esta experiência (Económico)
Sem comentários:
Enviar um comentário