Os Portugueses e as Redes Sociais é um estudo realizado pela Marktest
Consulting, com o objectivo de conhecer índices de notoriedade, utilização,
opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais. As redes sociais são hoje um "ponto de encontro" importante
não apenas para os indivíduos como para as marcas, que, de forma rápida, envolvente
e dinâmica podem interagir com os seus consumidores. São um instrumento
imprescindível de marketing e comunicação das marcas.
Foi para conhecer melhor a relação que os portugueses têm com estes
sites e com as marcas presentes nestes sites que o Grupo Marktest lançou em
2011 o estudo Os Portugueses e as Redes Sociais e que em 2016 apresenta novas
áreas de informação.
O estudo procura conhecer os hábitos dos utilizadores de redes
sociais, os sites que conhecem e mais utilizam, as funcionalidades que mais
valorizam, a frequência com que acedem aos sites e com que publicam informação
nesses sites, assim como o tempo que lhes dedicam ou os equipamentos que
utilizam para lhes aceder.
O estudo aprofunda também a relação que os portugueses estabelecem com
as marcas e as empresas presentes nestas plataformas (que motivações têm,
interacções que mantêm, opinião sobre a presença das marcas nas redes
sociais…).
Na edição de 2016, o estudo explora novas áreas de informação,
nomeadamente:
Vídeos nas redes sociais:
- Costuma ver vídeos nas redes sociais
- Em que redes sociais costuma ver vídeos
- Que tipos de vídeos mais gosta de ver nas redes sociais
- Costuma partilhar links de vídeos nas redes sociais que utiliza
Figuras Públicas:
- É fã ou segue figuras públicas nas redes sociais
- Nome das figuras públicas de que é hoje em dia fã ou que segue nas redes sociais
- Através de que redes sociais segue essas figuras públicas
- Que tipos de conteúdos gosta mais de ver nas páginas das figuras públicas
- Que tipo de interações costuma ter nas páginas das figuras públicas
Para a realização deste estudo, utilizou-se uma base de 819
entrevistas, realizadas online durante entre 30 de Junho e 19 de Julho de 2016.
A amostra é estratificada por Região Marktest, sendo proporcional à população
que constitui o universo, de acordo com as variáveis género e idade.
Sabia que entre os utilizadores de redes sociais…
- 94% tem conta no Facebook e 43% no Youtube?
- 21% abandonou uma rede social no último ano?
- 37% usa smartphone para aceder às redes sociais entre as 18 e as 20 horas?
- 25% considera ter aumentado o tempo dedicado às redes sociais no último ano?
- 67% segue figuras públicas e 62% segue marcas nas redes sociais?
- 87% costuma ver videos nas redes sociais? (Marktest.com, Novembro de 2016)
Sem comentários:
Enviar um comentário