quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Metade do investimento publicitário em 20 anunciantes

Os dados da MediaMonitor mostram que, em Agosto, os 20 maiores anunciantes foram responsáveis por metade do investimento em publicidade. De acordo com os dados da MediaMonitor, a Unilever-Jerónimo Martins manteve em Agosto a liderança da tabela dos maiores investidores em publicidade, posição que ocupa desde Abril. Foi responsável por um share of voice de 9.0% face o total do mercado publicitário de Tv, rádio, imprensa, outdoor, cinema e Internet e de 18.0% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês.
É de salientar que o período de recolha da informação relativa a Agosto de 2015 não está ainda concluído para todos os meio (ver nota da situação referente ao mês de Agosto). A Portugal Telecom subiu à segunda posição, sendo responsável por 3.8% do investimento publicitário total e por 7.6% do colocado pelos 20 maiores anunciantes do mês. A L'Oréal subiu à terceira posição, com um share of voice de 3.4% face o total do mercado publicitário e de 6.8% face o total dos 20 mais. Estes três anunciantes foram responsáveis por 16.3% do total investido a preços de tabela neste mês e, em conjunto, os 20 maiores anunciantes foram responsáveis por 50.1% do bolo publicitário mensal, em preços de tabela. Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontramos 7 empresas do grande consumo, 3 das telecomunicações, 3 do sector das bebidas, 2 da grande distribuição e 5 de outros sectores. Os maiores investidores privilegiaram, mais do que a média, a televisão - para onde canalizaram 92.4% dos seus budgets. Ao outdoor dedicaram 3.1% dos montantes, à Internet 2.9%, à imprensa 1.0%, à rádio destinaram 0.4% e ao cinema 0.2%. Nos primeiros oito meses do ano, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 75.5%. A imprensa captou 8.7% dos montantes totais, a Internet 7.1%, cabendo 8.6% aos restantes meios analisados pela MediaMonitor. Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 e 31 de Agosto de 2015 (fonte: Marktest.com, Setembro de 2015)

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