quinta-feira, 24 de setembro de 2015

EUA: lugares fantásticos a visitar

THOR'S WELL (OREGON)
Localizada em uma unidade florestal no litoral de Oregon, a "Thor's Well" é um poço natural de água salgada, que fica bem próximo às areias da Cape Perpetua. O espetáculo de águas jorrando, como uma espécie de cachoeira, atrai muitos turistas para a região. No entanto, a melhor época para ver o fenômeno é justamente quando ele é mais perigoso: durante o período de maré alta - quando a cratera fica submersa e oferece um grande risco aos visitantes e banhistas.
GELEIRA MENDENHALL (ALASCA)
Esta imensa geleira impressiona pelo espetáculo de cores e formatos de sua caverna. O local possui incríveis 20 quilômetros de extensão, o que chama atenção dos turistas. No entanto, apesar de deslumbrante, a presença desta imensa gruta não é nada boa para o planeta: o local só existe por conta do derretimento da Mendenhall, uma das maiores geleiras do Alasca. Sua visitação é considerada perigosa, pois há o risco de desabamentos e dissoluções, por conta das altas temperaturas no estado americano.
BONNEVILLE SALT FLATS (UTAH)
Há milhares de anos, um imenso lago salino ocupava boa parte do estado de Utah. Hoje, a água evaporada forma um gigantesco deserto de sal que alcança até 260 quilômetros quadrados de extensão. O local é muito utilizado para competições com veículos alta velocidade
ANTELOPE CANYON (ARIZONA)
As paisagens áridas e incomuns do Arizona mais uma vez impressionando os turistas. O Antelope Canyon é um conjunto de desfiladeiros estreitos que atraem milhares de visitantes, ávidos por caminhadas e boas fotos. O ponto alto deste local é durante a tarde, quando a luz do sol bate nos cânions e ilumina toda a parte interna, proporcionando um espetáculo de cores e contrastes.
HAMILTON POOL (TEXAS)
Situada a cerca de 40 quilômetros da cidade de Austin, Hamilton Pool é um dos cenários mais incomuns dos Estados Unidos. Destino certo de veranistas, o local possui pouco menos de um quilômetro quadrado de floresta protegida, com uma piscina emoldurada por paredões de rocha e uma cachoeira de 15 metros de altura. A estrutura natural inusitada foi formada há milhões de anos, quando a cúpula de um rio subterrâneo desmoronou por conta da erosão
GLASS BEACH (CALIFÓRNIA)
Acredite se quiser, mas esta belíssima praia já foi um depósito de lixo. No início do século 20, os moradores da região jogavam, de forma irregular, seus detritos nesta faixa de areia. A quantidade era tão grande que era necessário atear foto nos maiores objetos - como eletrodomésticos e carros velhos -, para reduzir o empilhamento. Apenas no final da década de 1960 que a prática foi proibida, e a praia passou por um grande processo de limpeza. Contudo, parte dos objetos de vidro ficaram no fundo do mar. Com o passar do tempo, as ondas e as marés foram lapidando os cacos, que se espalharam pela areia. Hoje, os resíduos fazem parte da paisagem local, que se tornou atração turística.
THE WAVE (ARIZONA)
Esta paisagem vertiginosa seria facilmente confundida com a superfície de Marte, ou de algum lugar fora do planeta Terra, mas tudo isso está escondido no Arizona - estado famoso por abrigar alguns dos cenários mais incomuns do mundo. A "The Wave" é um frágil conjunto rochoso de arenito, que se caracteriza por cânions em formatos ondulados e coloridos. Sua formação peculiar é resultado de erosões pela ação da água e dos ventos no período Jurássico. Atualmente, o local tem acesso limitado a 20 pessoas por dia, por conta de seu solo suscetível à sofrer os impactos do turismo.
FLY GEISER (NEVADA)
Parece cenário de filme de ficção científica, mas esta montanha colorida é obra da natureza, com uma pequena ajuda do homem. O Fly Ranch Geyser é um gêiser que libera águas quentes há quase um século. Tudo começou em 1916, quando um processo de perfuração de poços ocasionou, acidentalmente, em um vazamento de águas termais. Como o líquido era quente e muito rico em minerais, houve um processo de solidificação e, rapidamente, formaram-se montes que mais parecem vulcões. Hoje, este insólito fenômeno continua expelindo líquidos e banhando cerca de 40 fontes termais ao seu redor. Contudo, o Fly Ranch Geyser fica em um sítio particular e tem acesso restrito.
GRAND PRISMATIC SPRING (WYOMING)
Situado no Parque Nacional Yellowstone, no estado de Wyoming, esta grande piscina natural impressiona pela coloração para lá de incomum. A "Grand Prismatic Spring" é a maior fonte de água quente dos Estados Unidos e terceira maior do planeta. Suas temperaturas altíssimas impossibilitam impedem a presença de qualquer outro ser vivo além de algas e bactérias, que dão esta pigmentação peculiar. Com 90 metros de diâmetro e 50 metros de profundidade, este gigantesco lago pode alcançar temperaturas acima dos 80ºC.

Sem comentários:

Enviar um comentário