sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Liga de Futebol quer jornalistas a usar coletes com publicidade, CNID e sindicato contestam

A Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID) manifestou-se esta quinta-feira, em comunicado, contra a utilização de publicidade nos coletes para jornalistas em competições organizadas pela Liga de Clubes de futebol. O CNID aconselha mesmo os seus associados a continuar a utilizar o atual colete único, acordado em 2007 entre o CNID e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a que depois aderiram vários organismos do desporto, entre os quais o COP e as maiores federações desportivas. Para a nova época, a Liga pretende que se passe a utilizar coletes para cada competição por si organizada em que constam menções publicitárias, o que também já foi contestado pelo Sindicato dos Jornalistas, que defende que tal corresponderia a uma violação do Código Deontológico. O CNID relembra agora que a criação do colete único foi justamente a "forma encontrada para ultrapassar a inserção de publicidade nos coletes até então utilizados e que viola de forma clara o estatuto do jornalista, proibindo-o de ser um veiculo publicitário". "Sem prejuízo das ações legais que o CNID se propõe desencadear, aconselhamos os nossos associados a continuarem a utilizar o colete do CNID em todas as competições. Se lhes for dificultada a entrada, recomendamos que nos novos coletes seja tapada toda a publicidade, como já foi feito no passado", adianta ainda a Associação de Jornalistas de Desporto (Expresso)

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